terça-feira, 8 de setembro de 2009

Inauguração da A29

Será um momento único na ligação entre Lisboa e Porto. Um dos acontecimentos verdes de 2009. Porquê? Qualquer bom automobilista (ou camionista) que faça o percurso Lisboa-Porto, há muito que segue pela auto-estrada do litoral, em vez da tradicional A1. Não paga portagens entre Mira e Aveiro, entra ligeiramente na A1 entre Aveiro e Estarreja, e depois segue outra vez sem pagar até ao Porto...

Mas quem passar a fazer o percurso pela nova A29, vai melhorar muito a sua pegada ecológica. Por um lado, deixa de fazer gincana entre a auto-estrada do litoral e a A1. Com isso poupa alguns poucos quilómetros, mas sobretudo os acessos, e se não tiver Via Verde, o pára-arranca. Isso é particularmente verdade em determinadas alturas, sobretudo quando a saída da A1 para Estarreja está congestionada, e se queimam aí mais uns quilos de CO2. Já para não falar das rectas mais planas, com mais faixas, e com menos trânsito, que caracterizam a auto-estrada do litoral, que contribuem para manter uma velocidade mais estável, logo com menos emissões... Para quem não tem Via Verde, as poupanças são ainda maiores para o ambiente, pois não consome um ticket de papel, nem recebe o papel da factura, no pagamento logo a seguir. Duvido que o custo do papel compense os 75 cêntimos de tão pequeno trajecto!

Mas se a pegada ecológica não é suficiente para o convencer, em vez de pagar 19.55 pela viagem Lisboa-Porto na A1, pague apenas 15.90 entre Loures e Mira. Aproveite o desconto de quase 20%, enquanto houver SCUT para aqueles lados!

Actualização 11/Setembro: Já podem reforçar a poupança, pois foi inaugurada esta madrugada.