segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O dark side do verde

várias vezes alertamos aqui sobre os vários estudos que apontam para a realidade negra das energias renováveis. Juntei-as todas na etiqueta Economia Verde, que podem consultar clicando também no lado esquerdo do blogue.

Desta vez foi a Newsweek a chamar a atenção para o dark side da energia solar na Alemanha. Começa com a constatação do facto de que todos os anos os governos e os consumidores gastam 100 biliões de dólares a encorajar o mercado das energias alternativas. Prossegue com a identificação deste defeito genético que apenas garante uma enorme quantidade de desperdício, abrindo a porta à manipulação, muitas vezes atingindo resultados contrários aos objectivos propostos!

O exemplo referenciado em maior detalhe é o da energia solar na Alemanha. Que significará um total de subsídios de 115.5 biliões de dólares em 2013. Feitos para aumentar a utilização, diminuindo o preço, supostamente pelo efeito de escala, o que está a acontecer é precisamente o contrário. Aliás, o único factor que contribuiu para baixar o preço foi, curiosamente, o abandono por parte de Espanha, de subsídios similares!

www.newsweek.com/id/219295?from=rss