sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Primeira derrota em Copenhaga

Tal como havia previsto, o regresso do Obama ao seu país deve servir para interiorizar na sua cabeça algumas verdades... Primeiro, que não é o Messias que muito dos seus seguidores pensam que é. Depois, as suas lindas palavras, não são consistentes com os seus actos. O facto de ter aparecido em Copenhaga e desaparecido logo de seguida, não cai obviamente bem no Comité Olímpico Internacional. Os outros esperaram, mas ele não? Depois, os Jogos Olímpicos de Atlanta ainda estão bem presentes nos seus membros do COI: porque haviam de repetir a escolha de uma cidade obscura Americana? Teve o resultado merecido: foi o primeiro a ser excluído!

Para nós portugueses, a escolha final não era fácil. Apesar de gostar de Madrid, aposto que os membros do COI sabem o que é Madrid no pico do Verão! E como já são várias as vezes perdedoras, a lista de membros do COI que fica a conhecer essa verdade vai aumentando... Também poderá ter pesado o facto de ser uma cidade dopada, o que não abona muito em seu favor, mas nas outras cidades não haverá estudos similares...

Parabéns aos nossos irmãos brasileiros! Dá gosto ouvir falar português numa conferência interncional, como está a acontecer neste preciso momento! Plantar árvores parece que passa a ser olimpicamente correcto. Para os restantes, especialmente Obama e Ishihara, é muito bem feita (o gozo que foi ouvir o Lula da Silva a gozar o Obama!) Pode até que o Obama pense duas vezes, antes de voltar a pousar solo dinamarquês, lá para Dezembro...

Actualização: A transmissão da Conferência de Imprensa de Lula de Silva está embebida abaixo. A partir dos 5:56 segue este discurso notável:
Hoje, alguns companheiros viram o avião do presidente Obama chegando a Copenhague, e a televisão mostrava o tempo inteiro e alguns companheiros no meu quarto falavam: “Ih, perdemos, o Obama chegou, ele vai ganhar”. Eu estava no G-20 com o Obama e convidei o Obama para vir aqui hoje e o Obama disse: “Não, eu não vou presidente Lula, porque vai a minha mulher e ela é melhor do que eu e ela vai ganhar porque mulher vai sensibilizar mais os homens”. Eu falei: Se você não for, eu vou ganhar, se você não for, eu vou ganhar. Ele veio e quis Deus que nós ganhássemos mesmo com a vinda dele aqui.

Actualização 2:Já foi calculada a pegada ecológica da viagem: o equivalente a 430 famílias americanas, durante um ano inteiro! Cálculos em www.examiner.com/x-25061-Climate-Change-Examiner~y2009m10d2-Calculating-the-carbon-footprint-of-President-Obamas-Olympics-trip