segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Marte Ataca! no Diário de Notícias

Há muito que deixei de ler o Diário de Notícias, por razões que são óbvias. Mas dois leitores atentos chamaram-me a atenção para dois artigos, que não posso deixar de mencionar aqui.

O primeiro artigo é uma amálgama mal escrita, ao jeito do Diário de Notícias. Vejam se conseguem entender o artigo, extraído do primeiro link abaixo:

A intrusão de piratas informáticos nos servidores da unidade de investigação sobre o clima da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, em que manipularam mensagens de cientistas sobre dados relevantes em relação às mudanças climáticas está a ser usada pelos críticos de Copenhaga para pôr em causa os objectivos da cimeira. Os extractos das mensagens, ainda que manipulados, mostram "que os fundamentos científicos do que a ONU leva a Copenhaga são falsos", dizia ontem Ben Lieberman, da Fundação Heritage, republicana. Em causa está a questão das temperaturas que, contrariando a tendência dos últimos 150 anos, estariam agora a diminuir. O facto de a Universidade haver, logo a seguir à divulgação do Climagate, anunciado terem sido destruídos os dados sobre evolução climatérica dos anos 80 veio adensar as suspeitas. A responsável pelas questões do clima na Administração Obama, Carol Browner, apesar das pressões que o Presidente está a sofrer por parte dos grupos de pressão das petrolíferas e do nuclear para não assinar qualquer acordo na capital dinamarquesa, garantiu que tudo vai decorrer como previsto.

Já o segundo artigo está melhor escrito, muito bem escrito aliás, mas é mais um dos artigos de opinião, a única forma do Climategate chegar à grande maioria dos media portugueses. Junto um extracto, do segundo link abaixo, com alguns realces meus:

Se calhar, para muitos a história é mesmo novidade. Embora, no mínimo, os e-mails insinuem a forte possibilidade de a lengalenga em volta do clima constituir uma desmesurada fraude, a verdade é que os "media" não lhes têm dedicado um milésimo da atenção merecida, por exemplo, pelo "documentário" de Al Gore, um projecto com o rigor científico de Marte Ataca!. Os media nacionais, então, não dedicam aos e-mails atenção nenhuma, enquanto Marte Ataca!, perdão, Uma Verdade Inconveniente continua em exibição nas escolas a título de evangelho.
Claro que a indiferença com que a imprensa procura enterrar o escândalo é compreensível: deve ser embaraçoso admitir um logro que se divulga há anos. Aliás, se formos justos compreendemos a indiferença de todos, incluindo da comunidade científica "oficial", que arrisca perder os abundantes financiamentos, e da classe política, que apanhada algures no meio dos negócios e da histeria ergueu o "aquecimento global" a centro da sua retórica. A partir de determinada aceleração, o avião não pode interromper a descolagem. Principalmente se o avião levanta rumo à Dinamarca, onde decorrerá a Cimeira de Copenhaga.
(...)
Assim, durante os próximos dias, sumidades e estadistas vários arriscam discutir de cara séria uma calamidade imaginária, mais ou menos como se o planeta se mobilizasse para inventariar os estragos dos marcianos, enfrentar a ameaça dos marcianos e impor medidas ruinosas a pretexto dos marcianos. Até prova em contrário, os marcianos não existem. Além de perigosa, a Cimeira de Copenhaga será hilariante.


http://dn.sapo.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1438317&especial=Cimeira%20de%20Copenhaga&seccao=MUNDO
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1440289&seccao=Alberto%20Gon%E7alves&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco