segunda-feira, 29 de março de 2010

Golpes de gelo

A propósito do post recente sobre a Sibéria congelada, um leitor enviou-me um apontador para mais uma notícia triste envolvendo as mortes pelo frio. Milana Kashtanova, de 21 anos, é a última vítima da queda de pontas de gelo (icicles) em São Petersburgo, na Rússia. Com o Inverno rigoroso, já morreram 5 pessoas desta forma, e foram feridas 147 pessoas

A morte de Milana ocorreu quando passava debaixo dum edifício no centro da cidade. Não se conhecem as causas directas, mas é habitual tais ferimentos resultarem da limpeza descuidada dos telhados, cobertos de gelo. Um habitante da cidade, Boris Ilinsky, adianta que "todos os dias, ao ir para a rua, é como de estivesse a entrar numa zona de guerra". Acrescentou que para além de ter que estar atento ao chão para não escorregar, tem que estar também a olhar para cima, para evitar as lanças de gelo.

Para Yury Osipov, responsável do comité da habitação de São Petersburgo, "as quedas de neve deste Inverno não têm precedentes, uma espécia de desastre natural". Prossegue com um "Infelizmente há vítimas". Com 13500 telhados cobertos de gelo na cidade, os operários têm que remover o gelo todas as semanas, para evitar blocos de gelo. São milhares de pessoas que por todas as cidades da Rússia fazem esta limpeza, pelo que o problema não é obviamente único de São Petersburgo. E todos anseiam pelo regresso do Aquecimento Global!