domingo, 14 de março de 2010

Previsões do dia da Terra

O dia da Terra está apenas a umas semanas de distância. Interessa pois, antecipar a comemoração dos seus 40 anos com as previsões efectuadas em 1970! Estas previsões tem sido alvo da chacota total, nomeadamente nas comemorações anteriores, mas numa comemoração tão especial, que certamente será recheada de mais cenários catastrofistas, não nos podemos esquecer delas! Vamo-nos concentrar neste artigo nas previsões relativas à poluição atmosférica.

Paul Ehrlich, um dos tretas-mor da altura, tinha umas visões eloquentes em Abril de 1970, na revista Mademoiselle:

Air pollution is certainly going to take hundreds of thousands of lives in the next few years alone,

O mesmo Ehrlich previu em 1973 que 200.000 americanos morreriam de poluição, e que em 1980 a esperança de vida dos Americanos seria de 42 anos!

Na revista Life Magazine, de Janeiro de 1970, há mais previsões arrebatadoras:

In a decade, urban dwellers will have to wear gas masks to survive air pollution
(...)
By 1985, air pollution will have reduced the amount of sunlight reaching earth by one half
(...)
Increased carbon dioxide in the atmosphere will affect the earth's temperature, leading to mass flooding or a new ice age

Um outro ecologista, Kenneth Watt, foi ainda mais longe:

At the present rate of nitrogen buildup, it’s only a matter of time before light will be filtered out of the atmosphere and none of our land will be usable.

40 anos depois, a população dos Estados Unidos aumentou mais de 50%, a quantidade de milhas conduzidas aumentou 160%, e o PIB aumentou 204%. Mas como podem ver pelo gráfico acima, a qualidade do ar melhorou de forma muito significativa! E o gráfico não recua até 1970, quando a realidade era ainda pior!

Como é possível que estes tretas ainda andem por aí a assustar-nos? Mas não há dúvidas, mais previsões da treta estão na forja, e delas não escaparemos novamente este ano.