quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Máfia Verde

Os negócios mafiosos envolvendo as energias renováveis já foram aqui relatados no passado. As energias alternativas são um bom disfarce, por exemplo no transporte de droga, mas também uma forma de aldrabar a Sociedade, sem esquecer as fraudes associadas às negociatas do carbono.

Um leitor atento fez-nos chegar agora um artigo que resume alguns dos negócios mafiosos, envolvendo a economia verde, na Europa. Se se fala de Máfia, então devemos começar por Itália. Pelo Sul de Itália, onde apesar do pouco vento existente (ver mapa europeu de vento acima), têm proliferado inúmeros parques eólicos. Daqueles que não giram, como os do nosso primeiro ministro... Numa notícia que saiu nos Media de todo o Mundo, excepto em Portugal, relatou-se a apreensão dos bens verdes do "Senhor do Vento", Vito Nicastri, num total de 1500 milhões de euros. Tal inclui pelo menos 43 empresas de energia solar e eólica...

Esta lavagem de dinheiro, no âmbito da economia verde, estende-se porém para além das fronteiras italianas. A motivação é fácil de perceber: Um investimento numa turbina de 2MW custa cerca de 2.75 milhões de euros; com as tarifas feed-in, essas turbinas podem chegar a render meio milhão de euros por ano. Como os contratos são normalmente entre 15 e 20 anos, é só fazer as contas... Tal é todavia escandalosamente evidente em Itália, com um preço de 180€ por MWh, quase o dobro do oferecido em Portugal!