quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nova espécie de pinguins

Na sequência do post anterior sobre a Doutrina Verde para as nossas crianças, um pai preocupado fez-me chegar mais um exemplo de mau ensino nas nossas escolas. Quando vi a imagem ao lado, utilizada por um professor de Geografia do 8º ano, em território nacional, a ao qual tive acesso, com uma prova irrefutável da sua utilização, não pude deixar de me lamentar, mas de rir ao mesmo tempo!

Como pode um professor colocar esta imagem na sala de aula, e não ser alvo imediato da chacota de algum aluno medianamente inteligente? Aliás, por esta altura o leitor atento do Ecotretas já deve ter reparado em dois erros clamorosos da imagem. Se ainda não viu, não continue a ler, e veja lá se não consegue descobrir esses erros, sem ler o parágrafo seguinte.

Um professor de Geografia devia saber que não há pinguins no Polo Norte! E que depois o Polo Norte é sobre água, pelo que mesmo que o gelo derretesse todo, seria impossível haver lá cactos e haver ossos à superfície. Segundo o que consegui descobrir na Internet, o cartoon é da autoria de Tacho, o chargista Gilmar Tatsch, que até reconheceu a gaffe há dois anos neste site. Mas que simplesmente não devia ter lugar no nosso ensino oficial!

Enfim, é uma estupidez já cometida por outros, como foi o exemplo da MSNBC, que passou imagens de uns pinguins numa reportagem sobre mais uma daquelas estúpidas aventuras do Árctico. Ainda tentou safar a face cortando a sequência, mas há sempre alguém que topa! A sequência original da MSNBC é visível abaixo, retirada daqui, sendo a nova espécie de pinguins visível ao segundo 28 do referido vídeo.